sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Com o objetivo de prevenir de contaminação por agentes infecciosos, é recomendado  aos profissionais da saúde que adotem medidas de biossegurança, principalmente aos que trabalham em áreas insalubres, com risco variável.
Muito utilizado por profissionais da saúde, o  jaleco é uma peça de roupa, normalmente branca, utilizado como mais uma barreira do corpo contra substâncias químicas e micro-organismos. Devem ser utlizados somente em ambientes de trabalho como hospitais, laboratórios, clínicas, etc. Normalmente são usados por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, acadêmicos de cursos da área da saúde, etc.
O jaleco pode ser encarado como fonte de contaminação e como  um equipamento de proteção individual na prevenção das infecções. Portanto, são necessárias campanhas educativas no sentido de orientar os profissionais de saúde sobre o uso de jaleco.
A contaminação da pele e vestimentas (roupas) por respingos e por toque é praticamente inevitável em hospitais e ambulatórios, assim como em consultórios odontológicos. Desta forma, os jalecos dos profissionais da área de saúde, passam a ser o primeiro sítio de contato em termos de indumentária com a pele, líquidos e secreções dos pacientes, tornando-se com isto um verdadeiro fômite.É importante também que  os profissionais da saúde estejam   conscientizados  sobre a utilização de técnicas assépticas e o estabelecimento de normas, condutas e procedimentos que garantam ao profissional e ao paciente um tratamento sem risco de contaminação.

O emprego de práticas seguras como o uso do jaleco, reduz significativamente o risco de acidente ocupacional.


Autor: Redação Dortler do Brasil

About Me

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Marcadores